sexta-feira, 16 de abril de 2010

Tornado em Tavira



Esta manhã por volta das 8:30 formou-se um tornado sobre a Ria Formosa, entre Santa Luzia e Tavira, disspando-se algum tempo depois 3km para nordeste, já em pleno sapal. No caminho deste fenómeno violento - e extremamente raro nesta zona - estava o Clube Náutico de Tavira. Os estragos provocados na estrutura e nas embarcações que se encontravam em terra são demonstrativos da força do vento que se fez sentir.

Não houve feridos a registar, embora tenha havido algumas situações de risco por desconhecimento dos perigos, mas pessoalmente tenho a lamentar a destruição da embarcação de um grande amigo que tantas vezes me levou ao mar e com a qual contava para as minhas saídas em Tavira.

Deixo aqui algumas fotos ilustrativas (pode-se ver um pedaço de telha de fibro-cimento encrustada no motor do barco deste meu amigo), bem como um pequeno vídeo registado 3 horas após o evento.

No mesmo dia em que foi registado outro tornado no Estoril e dois dias após outro que se formou no Tejo e acabou nas Olaias após destruir muros e telhados alguém terá coragem para dizer que este é um inverno normal?

O mundo está a mudar, novos estudos indicam que a salinidade a altas profundidades está a mudar (a àgua está mais "salgada" nas latitudes equatoriais e mais "fresca" nos polos do que é normal) o que indica sérias mudanças no modelo climático global. Junte-se a isto as erupções na Islândia (com quantidades industriais de CO2 a serem bombardeadas para a atmosfera), o degelo dos grandes glaciares e um novo máximo solar até 2013 (este ano já se verificaram ejecções da corona com grande intensidade) e apenas os mais ingénuos ficarão descansados na sua ignorância.

Alarmismo, alguns dirão, mas já os mais antigos diziam: Cautela e caldos de galinha...


3 comentários:

  1. Caro "amigo" Almareado,
    Que é feito de si? Nunca mais deu notícias!...
    Falta de tempo, de inspiração, ou ambas?

    Cumprimentos,
    Noélia

    ResponderEliminar
  2. Falta de motivação cara Noélia... fica prometida para breve nova intervenção. Temas não faltarão certamente!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Caro Almareado,
    Faz por cá muita falta! Há tanto tempo..., não voltou a inspiração, já vi.

    Cumprimentos,
    Noélia

    ResponderEliminar

Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite o autor, o objecto em discussão e os outros comentadores.
Quaisquer comentários inadequados serão eliminados sem aviso prévio. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

O seu endereço de IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.