sexta-feira, 24 de julho de 2009

Jorge Botelho (PS)

Feitos os respectivos jantares de apresentação dos cabeça de lista candidatos à Câmara Municipal de Tavira e respectivas freguesias, penso ser a altura para uma análise séria dos dois candidatos a Presidente, perceber de onde vêm, o que os motiva e acima de tudo saber o que pretendem para o futuro do concelho.

É com este propósito que falo hoje de Jorge Botelho. Advogado de formação (Universidade de Coimbra), 41 anos e Director da Segurança Social do Algarve, começou o seu percurso político na Juventude Socialista, chegando à liderança da concelhia do PS/Tavira há 3 anos. Este é, em suma, a pouca informação que conseguimos recolher do candidato pelas vias acessíveis ao cidadão
comum.

Analisando o percurso de Jorge Botelho há alguns promenores que saltam à vista. Desde logo o pouco tempo em que se dedicou à profissão que escolheu quando ingressou na Universidade de Coimbra. A mim, cidadão não filiado nos partidos do bloco central (ou outro qualquer), causa-me alguma estranheza como chegam certas pessoas a cargos públicos sem existir um percurso condizente que nos demonstre que tal sucede por mérito, e não por tachos e compadrios. O caso de Jorge Botelho encaixa neste paradigma que nem uma luva.

Que provas tenho deste facto? Perguntarão. Zero, respondo. Mas tal não impede que franza o sobrolho. Basta, aliás, olhar para a Assembleia da República para perceber que isto dos Jobs for the boys não é nenhuma fantasia. Favor com favor se paga e se têm dúvidas basta olhar para o Dr. Jorge Coelho que assim que saiu do Governo foi parar à Mota Engil, com os resultados que se conhecem. Ou somos todos cegos?

E onde entra o Dr. Jorge Botelho nisto tudo? Eu explico o meu raciocínio. Jotinha - e aqui fosse PS ou PSD, a diferença seria sempre muito pouca - formado em direito (curso dos políticos de carreira por excelência) e que mal entrou no mercado de trabalho já tem à sua espera um posto na Segurança Social. Grande sorte, tendo em conta as centenas de advogados no desemprego. Aos 38 anos é promovido a Director Regional, cargo que é responsável por fiscalizar largas centenas de milhões de euros dos contribuintes e que, digo eu, seria sempre do maior interesse ser ocupado por alguém com provas dadas. No entanto, como todos sabemos, é lá posto um boy pelo partido no poder (neste caso, o PS). Faz-me lembrar um pouco o Eng. Electrotécnico António Guterres ou o Eng. Civil (será?) José Socrates. Governantes ao mais alto nível que nunca demonstraram qualquer competência especial na sua àrea de formação e chegam à liderança dos partidos através da política. E o que é isto da política nos nossos tempos? Nada mais que um toma lá dá cá de favores e promiscuidades que envorgonhariam o mais corrupto dos senadores da velha Roma. Adiante.

Analisemos então os planos para Tavira da lista encabeçada pelo Dr. Jorge Botelho, usando como auxílio o discurso de apresentação feito a 22 de Abril de 2009, uma vez que o discurso feito no jantar de apresentação foi bem mais parco em ideias e abundante em chavões que há muito ouvimos da boca dos nossos políticos.

Cito: A perda da qualidade de vida, a morte lenta do centro da cidade, a falta de jardins e de espaços públicos de excelência, o caos do trânsito e do estacionamento, o crescimento de edifícios de baixa qualidade e de estética sofrível, são traços cada vez mais presentes no nosso concelho.

Começo por fazer referência aos problemas apontados ao executivo ainda em funções. Falam-me em perda de qualidade de vida e morte lenta do centro da cidade. Quando olho para Tavira há 12 anos lembro-me de asfalto de má qualidade e cheio de buracos, de um centro da cidade em que os carros se sobrepunham às pessoas. Recordo-me de necessitar de passar por Santa Margarida para chegar à A22 e de ser uma aventura chegar ao interior do concelho, tal o estado das estradas. Sim, gosto da qualidade de vida em Tavira pós-Macário Correia. E não adorando o nosso Presidente da Câmara, não tenho pejo em dizê-lo.

Falam-me de ausência de sensibilidade social e pergunto: Onde estão os sem-abrigo de Tavira? Os arrumadores de carros? E os toxicodependentes que enchiam os parques infantis de seringas? Onde estão os bairros sociais com estradas de terra batida? Já se esqueceram? Eu não...

E chegamos às Empresas Municipais que, cito:

Têm de ser instrumentos ao serviço dos munícipes e das actividades económicas e sociais que se desenvolvem no concelho, portadoras de elevada responsabilidade social e não instituições que prosseguem apenas a obtenção de lucros.

Concordo e vou mais longe, não teremos que ser nós, munícipes, a custear esse mesmo lucro. No entanto, há que ser rigoroso e saber exigir a mesma qualidade nos serviços, e acabar de vez com os funcionários que estão no atendimento ao público e tratam os munícipes como se lhes estivessem a fazer um favor.

Há 2 parágrafos que me apetece citar, embora encontre outros com o mesmo teor e a mesma (parca) substância:

Tavira terá de voltar a ter um comércio de nível superior e que qualifique o território e os seus referenciais. Tavira terá que apostar na globalidade das actividades económicas que tão bem caracterizam este concelho. Temos de dar importância à agricultura, à pesca, às indústrias, aos serviços e ao comércio e turismo.

Tavira terá de ser um concelho saudável onde apeteça viver, onde os espaços mais nobres estão disponíveis para os cidadãos, onde se circule e se estacione, onde se passeie, onde se vá às compras, onde se faça desporto ao ar livre, onde se viva em segurança, enfim, um concelho sustentável.

Aí está um bom exemplo da política à portuguesa. Tanta palavra para concretizar coisa nenhuma. Uma pena.

Chegamos então às 2 ideias principais (e concretas) do projecto do PS para tavira: A vontade de ser o centro do Sotavento e projecto para o porto de pesca e porto de recreio de Tavira. Em relação à primeira, e não me custa admiti-lo, o Eng. Macário Correia fez mais em 12 anos do que nos 100 anos anteriores. Hoje Tavira está no mapa, é reconhecida internacionalmente como um destino por excelência no Algarve e é vista dentro da nossa região como um exemplo de como revitalizar uma cidade que definhava. Já estamos no rumo certo para atingir esse objectivo, falta-nos apenas passar ao próximo nível.

Uma das necessidades fundamentais da cidade é um porto/marina digno da longa tradição marítima de Tavira. Quando visito V.R.S.A, Olhão e Portimão penso na falta que faz à cidade ter um sítio onde atracar um iate, um veleiro, uma traineira, e libertar o Gilão e a Ria de todos aqueles veículos (muitos deles abandonados) que obstruem a beleza natural da Ria Formosa. Concordo, mas ponho em causa o real sentimento por detrás da ideia. Ou será coincidência que o presidente do organismo (Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos) que durante uma década bloqueou todos os projectos deste tipo para Tavira faça campanha com o Dr. Botelho?

15 comentários:

  1. Tenho aguardado com alguma expectativa e curiosidade que alguém que tivesse presenciado o acontecimento, respondesse à questão colocada por um anónimo em 10/07/2009 às 23:31 no Blogue: http://avereadoracareca.blogspot.com
    Mas, já que ninguém se manifestou, até ao momento, quero aqui deixar o meu comentário sobre este assunto:

    Diz o ditado que “os homens não se medem aos palmos!”. Não poderia estar mais de acordo com isto, os homens medem-se pela sua capacidade de respeito que demonstram ter pelos outros, pela capacidade de fazer o bem, pela capacidade em promover a justiça e a igualdade de oportunidades entre as pessoas, pela humildade, e por tantas outras qualidades que poderia aqui enumerar, mas que julgo desnecessário. Mas, é normalmente, em pequenos gestos e em pequenas coisas do dia a dia que os grandes homens se vão revelando.
    O candidato do PS à Câmara de Tavira não é, na minha opinião, nem um grande homem, nem um homem grande. A ideia generalizada que ele tem conseguido deixar nas pessoas é a de ser muito arrogante. Julga-se muito importante por ocupar o cargo de Director que ocupa lá na Segurança Social, um cargo político e mais conhecido por “Job for the Boy”, ou por “tacho”.

    Aqui há tempos, ouvi um relato sobre um episódio em que este senhor interveio, digno de registo, bem demonstrativo do carácter humano deste senhor. Infelizmente não estava presente e não assisti, mas quem me relatou assistiu atónito ao que se passou.

    O episódio teve lugar no Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho onde se encontrava um grupo de pessoas a aguardar a sua vez para ir a uma consulta no âmbito da prática de desporto, neste caso de Karaté. Encontrava-se uma senhora na fila que em virtude de ter o marido muito doente e cheio de dores e tinha que lhe ir dar a medicação, terá explicado a situação à funcionária e terá devolvido a senha informando que não poderia aguardar mais tempo e tinha que se ir embora. Perante a situação a funcionária que lá se encontrava terá proposto que fosse cedida a vez àquela senhora. Todos ouviram, a funcionária disse que por ela não havia problema, atendendo ao motivo invocado mas para perguntar à pessoa que estava a seguir na fila. A pessoa a seguir disse que não se importava, mas nisto sai da fila o Sr. Dr. Jorge Botelho, qual varina de mão na cintura e disse: “Mas importo-me eu, quem é que a Sra. se julga para me passar à frente? Se aqui alguém pode passar à frente de alguém, sou eu!”.

    Gostaram? Eu também! Revelou, ou não revelou o seu grande carácter de "grande homem" (?????!!!....)

    E agora pergunto: precisamente pelo cargo que ocupa, ou pelos cargos que ocupa, este homem não deveria ter sido o primeiro a dar o exemplo e a chegar-se à frente e a dar a vez àquela senhora? Que vergonha! E agora é o candidato a presidente da Câmara Municipal e anda por aí todo sorrisos, a cumprimentar toda a gente. Calculo o grande frete que não será para ele andar a contrariar a sua natureza, mas são os ossos do ofício e agora terá que ter muito trabalho para conseguir chegar ao “poleiro”, se conseguir! Com este tipo de atitudes, parece-me uma tarefa muito difícil...

    Gostaria só de acrescentar que não pertenço a nenhum partido, não tenho cor política, não tenho qualquer ligação a nenhum candidato e não inventei nada. Este episódio foi-me relatado por uma pessoa que assistiu, quanto a mim tenho pena de não ter assistido para perguntar a este Senhor (Senhor ????) se não tem vergonha na cara, e o que é que o facto de ser lá o Director da Segurança Social tem a ver com a prioridade no atendimento? Ele é que devia saber de cor quem é que por lei tem prioridade, e que eu saiba o cargo de Director da Segurança Social não está contemplado...

    Atendendo ao problema apresentado, será que lhe tinha custado muito deixar a Sra. entrar? É assim que demonstra o seu lado humano?

    Sem mais comentários, esta é uma daquelas situações em que os factos falam por si e cada um que tire as suas conclusões.

    Eu cá tirei as minhas, e com o meu voto não conta com toda a certeza!

    ResponderEliminar
  2. Sendo certo que é importante saber o percurso dos candidatos, devemos tomar o cuidado para não chegarmos à chicana política. As pessoas têm família, têm filhos e como tal vamo-nos respeitar. De acordo com as palavras do seu autor, este espaço deve servir para a discussão - com elevação - das ideias e propostas dos tavirenses.
    Infelizmente a droga é um flagelo que também atingiu a nossa juventude e parece-me demagógico dizer que já não se vê os toxicodependentes nos parques. Basta passar pelo centro da cidade e é vê-los espojados nos bancos do jardim.
    Quanto às propostas do PS e sobre o comércio local, muito gostaria saber em concreto como é que o Jorge Botelho vai transformá-lo num comércio de nível superior. Como? Quais as actividades económicas que devem ser privilegiadas?

    FC

    ResponderEliminar
  3. Anónimo da 1:59

    Porque escreveu correcta e educadamente, e porque gastou muito do seu tempo a fazê-lo, não irei remover o seu post.

    No entanto, agradecia que posts futuros retratassem opiniões ou factos, não o diz que disse. Para isso já existe aquele que chamo o "Blog da Vergonha", o qual recuso publicitar. A discussão será mais saudável e produtiva se não recorrermos ao boato e ao ataque pessoal.

    A menos, claro, que seja a testemunha de um acontecimento que queira partilhar e assine o seu comentário devidamente.

    Obrigado pelo seu contributo.

    ResponderEliminar
  4. Não consigo vislumbrar onde é que pode haver chicana política nestes comentários!

    Mas concordo com o Anónimo FC, há que haver respeito, pelos candidatos e por todos em geral. Não são só os candidatos que têm família, as outras pessoas também a têm. Foi em nome da família que propuseram que a Senhora que estava na fila com o marido doente pudesse passar à frente e ser atendida em primeiro lugar. E nem partiu dela este pedido.

    Triste, triste e até revoltante, é vê-lo na Missa muito simpático e depois ser incapazes de um pequeno gesto de solidariedade para com o próximo.

    Pedem-nos que respeitemos o candidato, muito bem, é assim que deve ser. Mas então e o candidato não deverá respeitar os outros, não deverá ser ele o primeiro a dar o BOM exemplo? Ou aplica-se só o "faz como eu te digo, não faças o que eu faço!"?

    Vai-se candidatar para quê? Lamento informar, mas a mim não me serve este modelito...

    ResponderEliminar
  5. Caro Almareado,

    Concordo consigo e agradeço o seu comentário, mas não posso e não devo identificar-me, não presenciei o acontecimento, mas acredito muito em quem mo relatou e assistiu. Jamais teria publicado este relato se não soubesse que as coisas não se passaram desta forma.

    Prova disso é que desde meados de Março (altura em que tomei conhecimento da ocorrência), que tinha este texto gravado no meu computador e já tinha desistido de lhe dar qualquer destino.

    O seu comentário e a apresentação que fez do candidato acabou por me servir de mote para publicar o meu texto.

    Com os meus respeitosos cumprimentos,

    (Anónimo da 01:59)

    Assinado:
    Atónito Pasmado (Que foi como fiquei quando me relataram o ocorrido)...

    ResponderEliminar
  6. Oh Almareado, já está você com os salamaleques!
    O Atónito só fez bem em denunciar estes farsantes. Não tenha medo.
    Mas medo de quê, pergunto eu. Posso-lhe garantir que até ao fim deste ano teremos a Manuela F.Leite como Primeiro Ministro e o Rui Amaro como Presidente da Câmara e como tal esta gentinha vai toda para o olho da rua.
    Já agora, sabem que o PS faz campanha com promessas de aumento de reformas ? Uma vergonha .

    ResponderEliminar
  7. Caro Almareado,

    Convido-a a ler o meu último comentário naquele que classifica como o "Blog da Vergonha", e o qual se recusa publicitar.

    Cumprimentos,
    Noélia

    ResponderEliminar
  8. Boa noite
    Não conhecia este blogue...moro em tavira e procuro acompanhar a realidade politica concelhia.
    Não resisto a copiar
    Tavira terá de voltar a ter um comércio de nível superior e que qualifique o território e os seus referenciais. Tavira terá que apostar na globalidade das actividades económicas que tão bem caracterizam este concelho. Temos de dar importância à agricultura, à pesca, às indústrias, aos serviços e ao comércio e turismo.

    Tavira terá de ser um concelho saudável onde apeteça viver, onde os espaços mais nobres estão disponíveis para os cidadãos, onde se circule e se estacione, onde se passeie, onde se vá às compras, onde se faça desporto ao ar livre, onde se viva em segurança, enfim, um concelho sustentável.

    Aí está um bom exemplo da política à portuguesa. Tanta palavra para concretizar coisa nenhuma. Uma pena.
    Não podia esatr mais de acordo. Só que há algo que o caro almareado desconhece.
    Quando o PS perdeu as eleições, já o sr. Jorge Botelho estava na Seg Social..e agora? O que se ia fazer ao homem?
    Facil..saiu despacho em Diario da Republica a nomea-lo como inspector geral...lugar a extinguir quando da vacatura do lugar...ou seja, foi criado á medida para que, enquanto o PS estivesse arredado do poder, o sr. Botelho exercesse funções de inspector..lugar a extinguir quando da vacatura do lugar..o resto já se sabe.
    O PS voltou ao poder e o sr. Botelho novamente a director da seg Social..
    Basta consultar o DR e vêr que é verdade o aqui referido.O tal job for the boys, tão claro como a água.
    Cumprimentos

    JOsé

    ResponderEliminar
  9. Ao contrário do outro candidato, o Sr. Rui Amaro sim já nos demonstrou muita competência, preocupação e empenho. Agora é criticado, e sabem porquê? Porque é uma pessoa séria, sem discurso programado daqueles que se se "espremer" não sai sumo nenhum (ao contrário de outros).
    Francamente, competência? Competente é um homem que tudo fez para melhorar a freguesia de Santiago, que melhorou estradas, passeios, buracos nas ruas, parques infantis, património histórico e cultural, que sempre teve uma política de proximidade, visitando, DESDE SEMPRE, sempre que podia, os hospitalizados ou acamados (perguntem a qualquer pessoa mais idosa se isto é mentira), indo pessoalmente resolver problemas da Junta, apoiando o desporto, a juventude e sem NUNCA ter vergonha de ser uma pessoa humilde, sem curso superior e de ainda hoje trabalhar atrás de um balcão de café quando precisa de ajudar a família. Um homem que nunca dependeu de tachos, cuja família não depende de tachos, que lutou muito para ser um bom Presidente durante estes 12 anos. Por alguma coisa ganhou as últimas eleições com mais de 60 % dos votos, deixando o Sr. Macário nos 50 %!
    Como tal, o Sr. Rui Amaro não precisa nem nunca precisou do Eg. Macário, de certo agradece o seu apoio e só os petulantes não saberão reconhecer o trabalho do Eg. Macário. Agora não venham dizer que ele vai ser a marionete do Eg. Macário. Se nunca o foi em 12 anos, se inúmeras vezes (consultem as actas da Câmara) e sempre que a sua consciência o impedia não foi a favor do executivo, não irá ser agora, de certo.
    Enfim, felizmente que esta cidade não está assim tão mal e que quando chegar a hora da verdade toda a gente irá pôr a mão na consciência e votar em consciência.

    Bons dias

    ResponderEliminar
  10. Ora bem!

    Assino por baixo

    FC

    ResponderEliminar
  11. Caro Almareado,

    Embora não o conheça, ou se o conheço, desconheço esse facto, quero transmitir-lhe que o seu discurso me agrada e me transmite confiança, garra, empenho, determinação e vontade de mudar o que está mal e lutar por uma sociedade melhor.

    Pois bem, é chegada a hora de dizer "Presente, estou cá, estou disponível e quero participar!"

    Esteja atento ao que direi a partir deste momento no blogue "avereadoracareca" (que é, quer queiramos, quer não, quer gostemos ou não, o blogue mais conhecido e visitado de tavira nos últimos tempos).

    Siga-me!

    Aguardo por si, eu, e acredito que todos os Tavirenses descontentes e desencantados com a actual situação, mas e ainda, com esperança num futuro melhor!

    Cumprimentos,

    Noélia

    ResponderEliminar
  12. Cara Noélia,

    Agradeço a sua participação e elogio, mas quando falo do "Blog da Vergonha" faço-o porque embora admita que existam textos meritórios, o tom e ambiente criado no mesmo merecem o meu profundo desprezo. Não é a discutir atributos físicos e vidas pessoais de A ou B que vamos sair deste pântano político em que nos metemos.

    Esteja à vontade, discuta por aqui ou nos outros blogs que respeitam as liberdades individuais que caracterizam uma verdadeira civilização moderna.

    Um bem-haja.

    ResponderEliminar
  13. Começo por fazer referência aos problemas apontados ao executivo ainda em funções. Falam-me em perda de qualidade de vida e morte lenta do centro da cidade. Quando olho para Tavira há 12 anos lembro-me de asfalto de má qualidade e cheio de buracos, de um centro da cidade em que os carros se sobrepunham às pessoas. Recordo-me de necessitar de passar por Santa Margarida para chegar à A22 e de ser uma aventura chegar ao interior do concelho, tal o estado das estradas. Sim, gosto da qualidade de vida em Tavira pós-Macário Correia. E não adorando o nosso Presidente da Câmara, não tenho pejo em dizê-lo.

    Falam-me de ausência de sensibilidade social e pergunto: Onde estão os sem-abrigo de Tavira? Os arrumadores de carros? E os toxicodependentes que enchiam os parques infantis de seringas? Onde estão os bairros sociais com estradas de terra batida? Já se esqueceram? Eu não...

    Absolutamente verdade...parabens

    ResponderEliminar
  14. O Dr.Jorge Botelho ,não é arrogante.Recebe todos
    os tavirenses que queiram expôr os seus
    problemas.Não creio que com ele funcione a
    pouca vergonha da atribuição das casa camarárias.
    Com o Dr.Botelho ,Tavira tem futuro...

    ResponderEliminar
  15. Com o Dr. Jorge Botelho,não creio que funcione a pouca vergonha da atribuição das casas
    camarárias ,através das `cunhas `e do
    compadrio.

    ResponderEliminar

Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite o autor, o objecto em discussão e os outros comentadores.
Quaisquer comentários inadequados serão eliminados sem aviso prévio. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

O seu endereço de IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.