terça-feira, 4 de agosto de 2009

Rui Amaro (PSD)


Na passada semana falei-vos do candidato do PS à Câmara Municipal de Tavira e daquilo que penso das suas ideias. É, portanto, a vez de conhecermos o candidato do PSD, Rui Amaro, e aquilo que defende para o nosso concelho.

Rui Manuel Palmilha Amaro, 52 anos, teve a sua formação no Liceu de Faro, concluíndo o 12º ano de escolaridade. Desde cedo teve uma forte ligação ao desporto, mais propriamente ao futebol, sendo jogador e mais tarde treinador do Ginásio Clube de Tavira e Leões Futebol Clube de Tavira, ficando conhecido pela sua correcção e respeito por colegas e adversários. A propósito, lembro-me de um episódio negro do desporto tavirense do qual Rui Amaro foi protagonista e que define bem o carácter do actual Presidente da Junta de Santiago: Corriam os anos 70 e o Silves visitava o Ginásio num jogo para 1ª Divisão do Campeonato Distrital do Algarve. Mal havia começado a partida e a instalou-se confusão em campo, com os jogadores do Ginásio e a população que assistia ao jogo a agredirem os jogadores do Silves, bem como a equipa de arbitragem. As consequências deste triste acontecimento foram castigos vários para o Ginásio Clube de Tavira, e uma agraciação para um jovem jogador tavirense, que teve a coragem para proteger o àrbitro da partida, impedindo que população e jogadores o agredissem. Esse jovem tinha um nome: Rui Amaro. Este facto teve, aliás, bastante destaque na imprensa desportiva da altura.

Ingressou mais tarde no Exército onde cumpriu o serviço militar obrigatório como socorrista, uma faceta que ainda hoje é visivel nas suas regulares visitas ao Hospital de Faro que não cessaram mesmo depois de ser eleito Presidente da Junta.

O seu percurso profissional começou na hotelaria, primeiro como empregado no café da família e mais tarde como patrão, embora não tenha deixado de trabalhar lado a lado com os colaboradores como um deles. Pelo caminho, enveredou brevemente pela mediação imobiliária, actividade que foi obrigado a deixar por força do cargo que assumiu na Junta de Freguesia de Santiago.

O seu carácter amável e social é provavelmente o traço predominante de Rui Amaro, reconhecido pelas gentes da sua Freguesia - independentemente da côr partitária - que lhe deram uma votação de 60% nas últimas eleições (mais 10% que os 50% de Macário Correia).

Desde cedo mostrou um invulgar interesse pela causa social, aquela que mais defendeu enquanto Presidente da Junta, tendo para além do trabalho de voluntariado no Hospital de Faro, ajudado na recolha dos Censos, nos anos 90, pelos montes e vales da nossa serra. Trata-se, na minha opinião, de uma pessoa com carácter e de uma dedicação exemplar à causa pública, que faz da humildade uma arma contra a arrogância típica da polítiquice à portuguesa.

Se o percurso pessoal de Rui Amaro é público e de fácil elogio, o programa eleitoral e as ideias que tem para Tavira são ainda uma incógnita que gostaria que fosse revelada antes de entrarmos naqueles dias de campanha em que raramente há tempo para discutir ideias convenientemente.

O mote da campanha do PSD/Tavira é "Tavira Segue em Frente". Penso tratar-se de um reconhecimento da obra feita, que deve ser realçada e não reduzida aos centros comerciais e aos supermercados, pelo Eng. Macário Correia. No entanto, seria um erro de palmatória reduzir a campanha eleitoral a um debate Pro vs Anti Macário Correia. Goste-se ou não do estilo do actual Presidente da Câmara, este vai deixar o município e por muito que tenha feito - bem ou mal - é hora de ouvir ideias novas e de traçar um rumo, que embora possa não desviar muito daquele que foi seguido nos últimos 12 anos, deverá ter a marca do novo líder. Esse líder será muito provavelmente Jorge Botelho ou Rui Amaro.

Infelizmente, e até ao momento em que escrevo estas linhas, pouco de concreto saiu a público no que diz respeito ao programa eleitoral do PSD/Tavira. É pena, porque esta é a melhor altura para um debate de ideias saudável entre os principais favoritos a vencer a eleição para a Câmara Municipal de Tavira. Sem a pressão do aproximar das urnas e o histerismo típico da política portuguesa que é mais célere a apontar os defeitos do adversário do que a discutir aquilo que este defende.

Analisando os percursos de ambos parece-me que Rui Amaro sai em vantagem. Porque conhece Tavira como poucos, tem 12 anos de experiência autárquica, viveu e trabalhou sempre nesta cidade e identifica-se com os seus problemas. Conhece as dificuldades dos comerciantes da cidade na primeira pessoa, o que poderá ser uma alavanca para desbloquear os problemas que hoje afectam os pequenos empresários do concelho. E por ser um empreendorista, acredito que consiga fugir à política do partido, defendendo acima de tudo os interesses de Tavira. No que diz respeito ao Dr. Jorge Botelho, o seu percurso feito atrás de uma secretária, sem um contacto real com os problemas e as pessoas do concelho deixa-me apreensivo. Talvez esteja enganado, mas penso que a dependência excessiva da máquina partidária limite o seu raio de acção, o que em tempos de vacas magras poderá resultar numa política mais à medida do partido que do concelho. O tempo dirá.

20 comentários:

  1. Rui Amaro é sem dúvida o candidato ideal e o resto amigos, o resto é conversa!!!

    ResponderEliminar
  2. Brrr ...
    ... cá vou eu de novo dizer que não é bem assim!
    Basta olher em redor de Tavira para se achar que tudo não passa de um "olhar para o lado e assobiar baixinho" para não ser notado.
    Hou quem não falasse e hoje é Presidente da República - esteve na mesma onda de ser catedrático numa disciplina e nunca ter escrito um artigo (livro) teórico sobre o assunto - está na mesma onda, sem qualquer idéia para um programa para o País e dizer que só o apresenta em Setembro próximo - a isto diz o povo "parvo calado passa por sábio" - acrescente-se que com um bocadinho de reaccionarismo evidenciaqdo se cheha a vice-presidente da autarquia ...
    ... Ao que chega na sociedade virtual, as virtudes aparecem porque alguém diz elas existem, faz-me lembrar o óleo milagroso que fez de D. Nuno Álvares Pereira um santo (oleoso) ao fim de quase oito séculos - na política de Tavira basta um ciclo eleitoral para que todos nasçam de geração espontânea seo qualquer pecado original.
    Não se esqueçam de acordar amanhã!
    Viegas

    ResponderEliminar
  3. Nesta algaraviada o sr. Viegas quis dizer o quê?
    Explique-se melhor e seja menos pretensioso ou oleoso se quiser.

    FC

    ResponderEliminar
  4. Brrr...
    ... aqui temos um FC que assobia para o lado.
    Decerto não anda neste País a olhar de frente, nunca por não conhecer a algarviada que diz existir mas, sim por querer fazer passar despercebido os seus significados - não inyteressa nomear o cavalo sabendo, desde já, que é o cavalo ganhador. Ganhar nem sempre significa que devia ganhar, como na mesa de poker o bluff já pode vir de muito atrás, de condicionamentos, de muitas pressões pessoais, familiares, fianceiras e outras - e torno a dizer: existem indivíduos que parecem que nasceraqm de geração espontânea, no princípio de cada ciclo eleitoral para que foram visitados pelo anjo Gabriel que lhes anúncia de que estão impolutos e sem pecado original podendo assim fazer de novo as suas "tretas" ...
    ... não se esqueçam de acordar amanhã!
    Viegas

    ResponderEliminar
  5. Caro João Viegas,

    Agradeço que nos seus comentários haja algum conteudo. Quem tem algo para dizer não o faz por meias-palavras. Não tenha medo de expressar as suas ideias.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Os comunas andam por aí e não se esquecem de acordar.

    FC

    ResponderEliminar
  7. Brrr ...
    ... os medrosos dizem para os outros não terem medo ...
    ... nunca gostei de siglas para designar alguém ...
    ... se fica agradecido que ao se escrever "batatas", "pepinos", "pedregulhos", "FC", "almareado", "roscas", "baratas" (conteúdos substantivos) é dar conteúdo ao que se escreve então já está escrito! E se assim fiz a vossa vontade, tá feita!
    A cada sígilo a sua estória fabricada e não basta (des)alinhar algumas palavras que, se calhar, nunca se tinha escrito antes para ser um depósito de virtudes - a geração espontânea tem esse condão de não se conhecer os antecedentes e, até, não se precisar deles ...
    Não se esqueça de acordar amanhã!
    Viegas

    ResponderEliminar
  8. Sr. João Viegas dos Santos... não gosto do seu tom e muito menos do seu veneno. A geração espontânea de que fala devem ser os promovidos de Abril e os incompetentes que no espaço de um ano transformaram uma nação extra-continental de património histórico e cultural ímpares num gheto europeu sem rumo nem tino. Mas que nunca têm culpa de nada.

    Ponha essa lingua bifurcada a trabalhar nas revistas cor-de-rosa e nos meandros partidários porque aqui queremos discutir civilizada e abertamente. Há aí muito blog venenoso, é só escolher e ficar por lá.

    O melhor será acordar hoje e ir ao calendário. Estamos em 2009, não em 1960.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  9. mai nada! Quem nao deve nao teme e quem nao teme nao tem meias palavras. Francamente fartos de palavras ocas estamos todos meu amigo. E com certeza que se enganou no local do seu comentário. Cá me parece que teria que ser no post anterior! Enfim sr almareado para quando novidades?

    ResponderEliminar
  10. Berr ...
    ... o sr. almareado "desalinhou" e disse que que Portugal era um nação extra-continental e se não o 25 de Abril ainda estava a matar "pretos" para que dar suporte à cultura portuguesa que defende. Perfeito reaccionário! Ao bom estilo medieval lá está ele de lança em riste, mas no dizer não o que diz.
    Acho que deve fazer esforços para não acordar amanhã, o resto dos portugueses viveram mais descansados ...
    Viegas

    ResponderEliminar
  11. muita coisa se diz mas o certo, certo é que o sentimento que anda no ar é o de que o Sr. Rui Amaro foi bem "entalado".. quando começar os debates até vou ter pena do SR... mas faz parte da coisa!! Apenas foi a melhor "marionete" que arranjaram pra ser movida por outros que por detrás se movimentam... tenho pena k assim seja!!

    um abraço a todos

    ResponderEliminar
  12. Olhe que está enganado, sr. anónimo.

    Quem conhece o Rui, sabe bem que ele não é nem nunca foi "pau mandado".

    FC

    ResponderEliminar
  13. Sr Viegas. Nos meandros partidários essa linguagem até pode ser usual e eu só posso sorrir quando provoca gratuitamente. É a marca dos fracos de espírito e dos intelectualmente desonestos.

    Eu cá orgulho-me da história de Portugal. Você provavelmente de história só conhecerá a Revolução Bolchevique e a Revolução Cubana. Acorde de uma vez que o século é o XXI e a URSS já era...

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  15. Sr. Viegas, dei-lhe tempo e espaço para que ao invés de provocar, contribuisse. Uma vez que lhe falta o QI e educação para tal, sou obrigado a remover o seu comentário.

    Este espaço existe para que se debata e se discutam temas pertinentes.

    Não tenho tempo, nem paciência, para discutir assuntos sérios com gente pouco séria.

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  18. è engraçado ver como os camaradas da esquerda estão desorientados...daí os comentários infelizes

    ResponderEliminar
  19. Tenho uma denúncia para fazer neste Bolg.... e em outros que encontrar... eu vi com os meus proprios olhos e achei triste e nojento.. além de ser ilegal e moralmente BAIXO!!
    RUI AMARO, ELSA CORDEIRO E FERNANDO VIEGAS em plena baixa de Cabanas a participarem numa acção de campanha a dar bonés e outras tretas em pleno "dia de reflexão" ou seja, Hoje dia 26! Será que vem algum chico esperto me desmentir... algo k eu vi e muita gente viu... é que é ilegal fazer campanha no "dia de reflexão" ou será que são ainda são mais burros do que eu penso???

    Coitadinhos... se calhar esqueceram-se ou então andam mesmo desesperados .........

    ResponderEliminar
  20. Boas,

    queremos todos o melhor para Tavira e a discussão em cima da mesa neste momento é uma falta grave à lei por parte dos Candidatos do PSD.
    "Determina o artigo 141º da LEAR (Lei Eleitoral da Assembleia da República) com a epígrafe "Propaganda depois de encerrada a campanha eleitoral" que: Aquele que no dia da eleição ou no anterior fizer propaganda eleitoral por qualquer meio será punido com prisão até 6 meses e multa de 2,49 a 24,94€ (...) Pelo que a proibição na véspera e no dia da eleição abrange QUALQUER TIPO DE PROPAGANDA, INDEPENDENTEMENTE DE SE DESTINAR OU NÃO AO ACTO ELEITORAL EM CONCRETO..."

    Ou seja, está muito bem explicíto na lei que é proibido qualquer tipo de manifestação eleitoral seja autarquica ou não!

    ResponderEliminar

Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite o autor, o objecto em discussão e os outros comentadores.
Quaisquer comentários inadequados serão eliminados sem aviso prévio. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

O seu endereço de IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.