segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Soldados da Paz


Neste Portugal em que vivemos dá-se demasiado relevo à desgraça e incompetência alheias, muitos vezes omitindo os nossos próprios defeitos e falhanços. O sucesso dos outros provoca inveja naqueles que, por inabilidade ou preguiça, não conseguem ser bem sucedidos. Ao invés, o insucesso alheio dá azo a chacota e menosprezo, e a crítica destrutiva acende um rastilho de maldizer sem fim. Por tudo isto hoje apetece-me ser positivo. Sim, porque mesmo quando a vida está difícil, os orçamentos apertados e o futuro incerto há tempo para destacar aquilo que de bom ainda resta. Ou corremos o risco de nos tornar mesquinhos e patéticos dentro do nosso pequeno recanto europeu.

No passado dia 23 de Agosto pelas 2:45 da manhã uma grande nuvem de fumo ergueu-se ameaçadoramente do centro da cidade de Tavira. Cinco minutos depois, ouvia-se a primeira sirene dos bombeiros e a bomba tocou. Estávamos perante mais um incêndio em Tavira, desta feita urbano, no coração da cidade onde existem mais habitações antigas que possuem menos resistência ao fogo que as contruídas nas últimas décadas. Confesso que senti alguma apreensão, pois mesmo ao lado desta habitação está a conhecida loja de ferragens Casa Ambaca e se o fogo lá chegasse seria difícil impedir a sua propagação a todo o quarteirão devido às grandes quantidades de material inflamável lá armazenado.

No entanto, a actuação dos Bombeiros Municipais de Tavira foi irrepreensível e de um profissionalismo exemplar. Equipados devidamente e muito bem auxiliados pela PSP de Tavira, rapidamente conseguiram pôr fim ao fogo que consumia já os telhados da habitação em questão, projectando uma sensação de controlo e savoir-faire que, enquanto tavirense, me fez sentir seguro nas mãos dos homens e mulheres dos Bombeiros Municipais de Tavira.

Ainda esta verão tivemos um grande incêndio na serra que graças à prontidão e aptidão dos Bombeiros foi controlado e circunscrito em tempo record, tendo em conta que horas antes chegou a ter uma frente de fogo de 4km de extensão.

Não esqueço também o trabalho do dia-a-dia destes heróis dos tempos modernos, que põem de parte os seus interesses, ego e vida pessoal para salvar vidas, transportar aqueles que já não conseguem sair da cama e que lidam com situações chocantes para que nós possamos viver o dia-a-dia despreocupados. Tudo isto sem precisarem de 20 decretos-lei, uma discussão na Assembleia da República, 5 estudos e 2 comissões de inquérito. Queríamos nós ter dos políticos 10% da dedicação demonstrada pelos Bombeiros portugueses.

A todos eles, um bem-haja!

Para terminar, gostaria apenas de deixar uma questão no ar. Da mesma forma que são gastos milhares (senão milhões) de euros em ecopontos, paineis publicitários e parquímetros, não seria do maior interesse da população que vive na sede do concelho a instalação de bocas de incêndio que permitam aos bombeiros uma actuação mais eficiente e independente dos transportes de apoio? É que isto de dizer que Tavira tem um património histórico incalculável soa bem aos ouvidos dos cidadãos, mas não fará qualquer sentido investir na recuperação do mesmo sem haver uma aposta séria na sua segurança. Sem esquecer a segurança de todos aqueles que vivem em casas antigas e que não possuem meios para se defender do imprevisto.

2 comentários:

  1. O Sr. Almareado continua sem me desiludir.
    É um facto o trabalho essencial e corajoso o que executam esses bravos.
    Assustadissíma escutei com imenso alarme o toque da bomba dos nossos Bombeiros Municipais,na madrugada no passado dia 23 de Agosto. Ao ver que o fumo surgia mesmo do coração da cidade corri para lá. Verdadeiramente eficientes, as nossas forças protectoras rapidamente controlaram a situação. Bravo!
    O Sr. Rui Amaro também lá estava, depressa acudiu os moradores, agora sem tecto, dando-lhes apoio e cuidando de resolver a sua situação precária. Mais do que Presidente da Câmara, o Sr. Rui Amaro foi um ser humano exemplar, apoiou os seus munícipes não olhando a quem eram, de onde vinham e para onde iam. Fiquei orgulhosissíma de saber que a minha escolha é ainda mais acertada!
    Sim, porque a acudir ao desastre também lá estava o Sr. Mário Queijo, candidato do PSD à JF de Santiago. E meus amigos, os Srs são uma equipa maravilha que se entende perfeitamente.

    Enfim é nestas coisas que sobressaiem os valentes, os bravos, os que têm coração puro e os que nos ajudam a ter uma vida mais digna.

    Bem hajam todos aqueles cuja humanidade é mais importante que o resto.

    ResponderEliminar
  2. É com orgulho que se exibe e que se lê no meu CB o comentário colocado no blog sobre os bombeiros de Tavira, Sim basta apenas umas palavras como as que teclou para me dar força a continuar a fazer o meu trabalho no dia a dia. Após ler o que lá esta postado não hesitei em procura-lo na Net para lhe agradecer a homenagem que presta á corporação de Tavira.
    Muito Obrigado
    João Horta
    Bombeiro Municipal

    ResponderEliminar

Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite o autor, o objecto em discussão e os outros comentadores.
Quaisquer comentários inadequados serão eliminados sem aviso prévio. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

O seu endereço de IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.