segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Uma praia singular


Hoje falo-vos de um facto que me parece passar desapercebido à maioria dos Tavirenses. Não, não se trata de política ou da vida das socialites da cidade, mas sim de algo que devia encher de orgulho todos os que gostam da nossa terra.

Há algum tempo que leio artigos em jornais ingleses e americanos nos quais eram feitos enormes elogios à cidade de Tavira, suas praias e campos de golf, e como a sua beleza natural e património histórico a diferenciavam das cidades de plástico do Barlavento. Num desses mesmos artigos, um jornalista inglês que trata de viajar pelo mundo a visitar campos de golf diz: "Quando me falaram em voltar ao Algarve para visitar novos courses confesso que fiquei pouco entusiasmado. Já havia estado em Albufeira e não me deixou saudades." Fala depois um pouco de vários campos de golf no concelho até chegar a Tavira. "Ficámos hospedados em Tavira. E que descoberta esta, onde pensei já não poder ser surpreendido. A 30km do Aeroporto e com vários courses de alta qualidade a 5min de carro, este é o meu novo destino favorito. Tavira é uma cidade linda, escondida entre os vales, cortada ao meio pelo rio Gilão e senhora de um charme único no sul de Portugal. Mais, se levar os seus filhos estes irão adorar brincar nas praias de arena fina e areal extenso, ou mergulhar nas límpidas àguas do Atlântico."

Vem este testemunho a propósito de uma lista elaborada pelo Lonely Planet Travel with Children, onde Tavira foi considerada um dos 10 melhores destinos de praia do mundo para quem viaja com crianças. E este tipo de recomendações continua, basta para tal estar atento às notícias nacionais e além-fronteiras.

Cabe pois a quem se seguir na frente da Câmara Municipal de Tavira salvaguardar este nosso ex-libris, contra poderes e interesses que vêem no lucro rápido oportunidades de enriquecerem, mesmo que isso nos empobreça a todos. Há que olhar para a Ria Formosa como algo a defender e preservar, com o mínimo de proibições. Porque quem usufrui da Ria deverá ser sempre o primeiro a denunciar os infractores e não se deverá cair na tentação de tudo proibir, sob pena de mais tarde se votar ao abandono. É este o turismo de futuro e há-que percebê-lo o mais cedo possível. O turismo de contacto com a natureza, com as nossas raízes e que proporciona um escape ao mundo cada vez mais alienígena, feito de betão e alcatrão em vez de rocha e terra, onde vivemos grande parte dos nossos dias.

9 comentários:

  1. Esperei dois dias para ver os comentários a este seu post. Nada. Tal e qual como no seu anterior os leitores mostraram pouco interesse nos temas. Falam de coisas positivas e bonitas e isso ninguém quer saber.
    O outro é que tem razão. Deixe-se de salamaleques e utilize este espaço para cascar em alguém, para falar mal dos candidatos, enfim para aquilo que o povo gosta: lavagem de roupa suja.

    Aguardo um post sobre a apresentação dos candidatos do PSD à Câmara de Tavira. O pior da noite foi o discurso do Macário. O Eng., presidente disto e daquilo, ainda vai querer dar ordens mesmo estando em Faro ou noutro sítio qualquer. Era só "vamos fazer", "a minha equipa vai acabar" que pareciam ser ele e os seus vereadores os candidatos a estas eleições. E que babados estavam com o chefe e o seu discurso de despedida. Foi ignóbil a ausência de uma palavra de incentivo ao seu sucessor. Vai ficar pior que estragado com a vitória do Rui Amaro e os seus 60% de votos.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    Gostaria de saber como é que o anónimo das 00:30 esperou dois dias pelos comentários a este post, se o mesmo foi publicado ontem (31/08)?!....

    Deve ter um calendário diferente do nosso.

    Da minha parte gosto bastante deste blogue, dos artigos que o Almareado publica e recomendo-o.

    Quanto á notícia de que Tavira foi considerada um dos 10 melhores destinos de praia do mundo para quem viaja com crianças, não consigo, infelizmente, ficar feliz. Porque será?!... Explicarei oportunamente no "noeliadisse.blogspot.com".

    Cumprimentos e até breve.

    Noélia

    ResponderEliminar
  3. Gosta muito mas remete-nos para o seu blogge. O assunto foi lançado pelo Almareado e como tal é aqui deve ser comentado e discutido. Ou estamos a lidar com uma espécie de cuco, D.Noélia?

    Parabéns pelo bom artigo e pela lindíssima fotografia.

    A ilha e as suas praias, sua acessibilidade, a requalificação das Quatro-Águas, são no meu ponto de vista, dos assuntos que mais deveriam ser discutidos entre os Tavirenses e seus dirigentes. No entanto e como o que dá votos são as casinhas de borla e os caminhos e as estradas, estes temas maiores ficam sempre para depois. Vejam-se os três mandatos do eng Macário Correia, indiscutivelmente um bom presidente de câmara que muito fez pela cidade e pelo concelho mas no que respeita à Ilha, ao rio Gilão, às Quatro Águas pouco ou nada acrescentou.

    Sem paixões partidárias vamos discutir o queremos para a ILHA e tentar saber o que pensam os nossos candidatos!

    FC

    ResponderEliminar
  4. Caro Anónimo FC,

    Para lhe poder responder necessito saber com precisão o que quer dizer com uma espécie de cuco. Quanto ao assunto, esclareço que não foi lançado pelo Almareado, o Almareado foi mais um a lançar o assunto (que eu já conhecia) e depois eu escrevo onde bem entender. No meu blogue, no da vereadora careca, aqui, no do lado, no do PS, no do PSD, no do MMS, no Boca no Trobone, no Terra do Sol, etc. Opções não me faltam e sou livre de escolher. E o cuco também é, presumo!...

    Cumprimentos,
    Noélia

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo das 0:30 de dia 1,

    Este espaço não se chama a lavandaria do povo e muito menos as crónicas da discórdia. Se quiser polémica tem outras escolhas. Eu serei polémico quando entender que se justifica.

    Obrigado pela participação!

    ResponderEliminar
  6. Cara Noélia,

    Aprecio muito os seus textos e a sua participação, mas não posso deixar de lamentar que insinue para depois prometer concretizar noutro lado. Se não pretende discutir o tema por aqui, para quê comentar? Estarei à vontade para discutir os temas que expõe no seu blog, sem ter que prometer discutir o assunto noutro lado. Como o faço em muitos outros.

    É pena, porque o intuito deste espaço é haver troca de opiniões e ideias, o que se torna impossível se os comentadores desviarem a discussão para outras bandas.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  7. Caro Almareado,

    O assunto ilha de Tavira é um assunto que muito me interessa. Só disse aquilo, porque estou sem tempo para escrever e porque já tinha pensado escrever sobre este tema, aliás já falámos sobre a ilha.Não foi minha intenção causar polémica e logo que me seja possível virei dizer porque é que a notícia não me deixou feliz. Já tinha tomado conhecimento dessa distinção no blogue terradosol há já alguns dias.

    Cumprimentos,

    Noélia

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. Viva!

    No seguimento do meu último comentário, informo que já publiquei no noeliadisse.blogspot.com as razões pelas quais não fiquei feliz nem entusiamada com a distinção da Lonely Planet à ilha de Tavira.

    Não publiquei aqui tal como era minha intenção e anunciei para não dividir os 7857 caracteres do meu artigo em 2 comentários (espero que não me levem a mal).

    Cumprimentos,
    Noélia Falcão

    ResponderEliminar

Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite o autor, o objecto em discussão e os outros comentadores.
Quaisquer comentários inadequados serão eliminados sem aviso prévio. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

O seu endereço de IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.