sábado, 26 de setembro de 2009

Lua e Marte: Os primeiros passos.



Esta quinta-feira e após analisar dados provenientes de  uma sonda norte-americana e um satélite indiano a NASA anunciou ter confirmado existirem depósitos de àgua na Lua, conforme indica a àrea a azul na fotografia em epígrafe. Isto na mesma semana em que se descobriu que os depósitos de àgua em Marte, embora em nada comparáveis com a Terra, são bem mais extensos do que se pensava.

Para o comum terráquio, esta é uma notícia que passa ao lado, especialmente na altura do circo eleitoral em que os macacos fazem a última actuação destes 4 anos e os ilusionistas tentam impressionar o mais céptico.

Para os entusiastas do tema, esta é uma notícia de uma importância avassaladora para o futuro da humanidade além do nosso berço, especialmente depois de termos visto o governo federal americano desfazer quaisquer planos de uma viagem tripulada à Lua ou a Marte nos próximos 20 anos. Tendo em conta que ninguém investe tanto como a NASA, esta foi uma decisão que deixou muita gente triste. No entanto, os novos dados disponíveis fazem com se olhe novamente para a Lua e Marte, como objectivos reais para missões a médio prazo.

E porquê é que é tão importante a descoberta de àgua? Porque para além da óbvia necessidade de àgua para a sobrevivência de qualquer missão tripulada, esta permite que se extraia e processe combustível (separando moléculas de oxigénio e hidrogénio) no próprio local, não sendo portanto necessário transportar todo esse peso na viagem de ida, e permitindo criar pontos de abastecimento fora do planeta Terra, para missões futuras.

Este pode também ser um momento de viragem na exploração espacial, pois com a existência de àgua e a possibilidade de criar bases fixas a longo-prazo vem também a oportunidade de procurar por matérias primas que poderão ter valor comercial, incitando os privados a investir neste sector que até agora tem sido financiado quase em exclusivo por fundos públicos, tanto no caso da NASA (National Aeronautics and Space Administration), ESA (European Space Agency) e RFSA (Russian Federal Space Agency).

Que importância tem este tema, no meio de uma crise global e de eleições locais e nacionais? Toda. Porque acredito que a humanidade só prospera enquanto continuar a explorar os limites do seu conhecimento, e dessa mesma exploração advirão avanços tecnológicos em todas as àreas de que poderemos usufruir. Entre eles, métodos de crescimento de plantas em gravidade zero, que permitem 10-20 colheitas por ano, o que no longo-prazo poderá ser a única solução para alimentar um planeta de mais de 6 mil milhões de habitantes e a aumentar todos os anos.

De referir que entre 1950 e 1980 a tecnologia criada para as missões Apollo (EUA) e Cosmos (URSS) traduziu-se no avanço da informática e telecomunicações que vemos hoje, e que desde essa altura o mais longe que o homem saiu da terra foram 100km de altitude, até à ISS (International Space Station) - em absoluto contraste com os 350000km que separam a Lua da Terra. Por falta de ambição, fundos ou ideias, este estagnar dos últimos 30 anos fez com que pouca tecnologia fosse criada para o efeito, e poucas vantagens tivessemos todos - com excepção para o magnífico Hubble, que em muito nos ajudou a compreender o universo em que vivemos.

Este deve ser o rumo a seguir nas próximas décadas. Um rumo em que nos desafiamos e nos melhoramos, tentando fazer aquilo que nunca ninguém fez, e indo para além daquilo que conhecemos. Porque a tentação de manter o status-quo é grande, e o conformismo perigoso, recuso-me a aceitar que não podemos aspirar a ser mais e, sobretudo, ser melhores.

2 comentários:

  1. O marginal passa sempre ao lado ...
    "única solução para alimentar um planeta de mais de 6 milhões de habitantes e a aumentar todos os anos", chiça o palneta até tem menos habitantes que Portugal. O rapaz que de almareado faz jus a muita coisa: não ter honestidade intelectual, ser reaccionário, querer não ser igual ao outro almareado que fazia sempre o mesmo - aprendiz de António Ferro, censurando os comentários dos outros mas as respostas dele deixa ficar ...
    ... não me digam que a candidatura do PPD/PSD a Tavira nos vai mandar todos para o espaço ou será que vamos ter uma sucursal da NASA em Tavira?
    Qualquer dia anda pelo espaço e não volta ...
    ... eu direi: vai e não voltes!
    Viegas

    ResponderEliminar
  2. Caro Almareado,

    Considero tão importante o que disse no final da sua crónica, que copiei e volto a deixar aqui para lhe dizer que subscrevo todas estas suas palavras:

    "Este deve ser o rumo a seguir nas próximas décadas. Um rumo em que nos desafiamos e nos melhoramos, tentando fazer aquilo que nunca ninguém fez, e indo para além daquilo que conhecemos. Porque a tentação de manter o status-quo é grande, e o conformismo perigoso, recuso-me a aceitar que não podemos aspirar a ser mais e, sobretudo, ser melhores."

    Quero, simplesmente, agradecer-lhe por estas palavras tão sábias.

    Mas não é isso que tem andado e anda a ser feito, anda a nivelar-se algo de tão importante como a Educação por baixo, o que me preocupa e entristece bastante.

    Noélia

    ResponderEliminar

Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite o autor, o objecto em discussão e os outros comentadores.
Quaisquer comentários inadequados serão eliminados sem aviso prévio. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

O seu endereço de IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.